sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alfacinhas

“O teu avô fez uma ramada exactamente igual às da Pousa”. Ao ver as fotografias que eu tinha trazido da sua antiga casa de Xinavan (Moçambique), o meu pai contou-me que num dos lados do quintal, o meu avô tinha plantado uma vinha à imagem das que se faziam na sua terra natal.
No ar livre de uma grande cidade é quase impossível sentir o aroma único de uma videira. O diospiro e o rosmaninho também não andam pelo ar. A brisa nada tem de coentros, limão ou pimentos. Nem mesmo a ventania sopra a alperce, louro ou alecrim.
No ar condicionado dos nossos veículos já é possível ter toda essa amálgama sensorial. Graças ao homem moderno, os pinheiros aromáticos e os doseadores de perfume estão na prateleira de qualquer supermercado.
O ar livre e o ar condicionado. O incerto e o seguro. O verdadeiro e o falso. E mais um sem número de duos conhecido, pois para trio famoso só mesmo o de Odemira...
A grandeza de uma cidade não se mede apenas pela sua dimensão. A janela de oportunidades que oferece e a capacidade de surpreender, são dois elementos fundamentais numa cidade. E foi uma janela e uma surpresa que me ilucidaram para o tamanho de Lisboa. Numa fila de trânsito interminável do IC19 dei por mim de janela aberta. A surpresa chegou quando me cheirou a salsa. Atirei os olhos para a berma e siderei em “ponto morto”. Tinha acabado de avistar um língua de terra rectangular que não teria mais de 10 metros de comprimentos e 2 de altura. Mesmo com uma inclinação pouco inferior a 45º, uma sachola atrevida lavrava a terra. Rapidamente identifiquei couves, cebolas e salsa. A minha paralisação apenas foi interrompida por uma buzina pouco afinada de um Opel Kadett. Meti a primeira e continuei viagem de sorriso pendurado. É inacreditável a quantidade de pedras preciosas que perdemos com a peneiração apressada que fazemos das nossas vidas. Garimpeiros sem tempo à procura do “el dorado”. Felizmente ainda há quem cultive nas grandes cidades. Mesmo que a terra não seja fértil, só o facto de nos transportar momentaneamente para o campo, já é uma excelente safra.