domingo, 9 de novembro de 2008

Um filme inesquecível

Hoje deu-me para ouvir “The Ultimate Collection - Barbra Streisand”. Depois de correr uns programas na minha base de dados mental, cheguei à conclusão, que a única recordação em concreto que tenho desta senhora, é a sua performance no majestoso “Príncipe das Marés” junto de Nick Nolte. Há medida que o CD percorre o seu caminho, vai aumentando aquela sensação de “eu conheço isto de qualquer lado”. Com excepção da música “Memory”, creio que todos os meus palpites têm como som de retorno a palavra “Água”, à imagem da tradicional Batalha Naval.
O ano passado fui às Feiras Novas a Ponte de Lima. Entre concertinas, farturas e sarrabulho, cruzei-me com inúmeras pessoas conhecidas, entre ódios juvenis até aos amigos de sempre. Cruzei-me com um casal que me cumprimentou com um “Olá” ao qual eu retribuí com um “Então, tudo bem?”. E ficou por aí. Fiquei a pensar demoradamente de onde raio é que eu os conhecia, mas sem sucesso. Este ano fui novamente às Feiras Novas e a cena repetiu-se mas com uma diferença abissal. Fui eu que lhes disse “Olá” ao qual eles retribuíram com o “Então, tudo bem?”.
É inacreditável o quanto nos esquecemos das coisas. O nosso cérebro faz a limpeza das nossas recordações a seu belo prazer. Compreendo que o mesmo argumente “A última vez que mexeste nestas memórias ainda o João Gil não tinha a madeixa branca”, mas seja como for, irrita-me um bocado.
Estas pontas soltas que o nosso cérebro deixa por aí, nada mais são do que títulos de cassetes cujas fitas magnéticas há muito se desintegraram. Memórias marginais que não têm relevância para a nossa história. È o nosso cérebro a ditar as suas leis.
Creio no entanto que temos algum espaço de manobra. Só temos de trazer constantemente para o mundo dos vivos algumas dessas memórias. Tenham elas importância ou não. O filme “Os 3 fugitivos” nada acrescenta à minha vida. Mas a quantidade de vezes que eu falo deste filme, fará certamente com que demore muito muito tempo, até que me esqueça do mesmo. Já me estou a ver daqui a 50 anos enfiado num lar a falar com uma enfermeira boazona enquanto ela me está a dar banho:
- Ó menina Carmo acha que pode por hoje de tarde o filme “Os 3 fugitivos”?
- Que filme é esse senhor Ferreira?
- É uma comédia do final dos anos oitenta menina. Ainda nem você era nascida. É com o Nick Nolte e com o Martin Short. É muito divertido.
- O senhor Ferreira tem um memória muito boa para os filmes, mas para nos chamar para ir à casa de banho, nunca se lembra.
- Eu lembrar lembro-me menina, só que depois esqueço-me.

1 comentário:

Anónimo disse...

andas tão perdido!