quarta-feira, 17 de março de 2010

Palavras fortes

Não sei qual é a origem dos palavrões. Sei apenas que não consigo viver sem eles. Há quem os categorize de gíria. Eu prefiro chamar-lhes de palavras fortes. Não consigo imaginar a minha vida sem palavras fortes. Alguns episódios da minha existência, deixariam de fazer qualquer sentido, se não tivessem sido empregues palavras assim. Os mais conservadores seguramente me acusarão de utilizar palavrões em vez de vírgulas. Em certos ambientes é o que na verdade acontece. Mas apesar de as palavras serem as mesmas, isso não significa que queiram sempre dizer a mesma coisa. Conheço muito bem o dicionário das palavras fortes. Na verdade, é das poucas coisas sobre as quais eu poderia ser considerado como uma sumidade. A razão está associada ao número de vezes que as disse e que as ouvi com verdadeira intenção. A intenção das palavras fortes não é de todo aquela que advém dos seus sinónimos directos. Eu pelo menos não pretendo mandar ninguém, fazer amor consigo próprio, para o orgão sexual masculino ou para as fezes. E muito menos mandar a pessoa para a sua mãe injuriando-a em simultâneo.
As palavras fortes são marcos vivos de emoções. Assinalam desgostos e paixões, derrotas e conquistas, desilusões e surpresas. Usados correctamente funcionam como que balões de oxigénio, janelas abertas, nós de gravata desapertados. O alívio pode não ser muito, mas há qualquer coisa de verdadeiro nestas palavras.
Não sei até que ponto sou um bom utilizador destas palavras. Mas por vezes penso nelas. Nas que disse e nas que ouvi. Recordo emoções...É pá já são 19h20!! Foda-se que já estou atrasado para o futebol.

3 comentários:

Anónimo disse...

E se for o FCP a jogar, nem o comentador do jogo escapa. Uma engraçada foi" seu burro(comentador) tu não sabes que N . é branco e não vês que o que leva a bola é preto? Isto há cada um?!"
Eu

5deAbril disse...

Sabes que mais Ferreira?
Vai-te foder!

Pré para sempre

SIL disse...

Tenho o mesmo problema e por diversas vezes prometi a mim mesma deixar de as pronunciar...mas lá vem uma situação qualquer que desencadeia um conjunto de emoçoes que necessitam do ponto de fuga...e lá surje aquela palavrinha forte. Logo depois, não sei porque mecanismo, os níveis regressem ao normal.
No início chocou muita gente, ate pq esta linguagem não fica bem a ninguem, muito menos a uma menina! Mas eu tenho sempre a desculpa... não liguem ela é do norte :)
Escusado será dizer que esta promessa é daquelas que não vou poder cumprir!