quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A culpa é do Oscar senhores jurados

No princípio do ano corrente tomei uma importante resolução "Ao duodécimo dia do mês de Agosto irei completar o meu perfil no Facebook". O conteúdo daquilo que poderia escrever no perfil, é na verdade totalmente acessório à missão de tal rede social. Há muitos internautas que se referem ao Facebook como "Livro de caras". Esta tradução parece-me estar polvilhada de uma certa zombaria, mas a verdade é que, com ou sem chistes e motejos, a tradução acabaria por ser aceite nas aferições do antigo 5º ano. Se me fosse permitida uma tradução livre, cuja finalidade fosse, apenas e só, uma tradução espontânea e desinteressada, eu faria naturalmente uma tradução com base na leitura do conceito em si e na minha opinião sobre tal fenómeno. Facebook seria deste modo traduzido como "Álbum de fotografias boas à moda da Melanie".
A palavra "álbum" não acrescenta qualquer valor à tradução já existente. Interessa por isso dissecar os restantes componentes da tradução. "Fotografias boas" - As máquinas fotográficas digitais trouxeram consigo um conceito originário dos ginásios: as repetições. É universalmente aceite que são necessárias repetições de alguns exercícios físicos, para que o glúteo ou o abdominal, ganhem a forma pretendida. O mesmo se passa quase de forma inconsciente com as fotografias. São inúmeras as repetições fotográficas até que se obtenha o olho aberto, o perfil favorável ou o sorriso perfeito. O Facebook é por isso um repositório visual do nosso melhor. Pouco importa se tratando da trivialidade do dia-a-dia ou de um empreedimento maior. O importante é que é sempre o nosso melhor. "à moda da Melanie" - Para além da estrutura dos álbuns serem de uma originalidade invejável, o que é mais fascinante no trabalho desta minha amiga, é a criatividade imposta nas referências que estão associadas a cada fotografia. Não se trata de colocar uma simples referência à data ou local em que foram tiradas. Muito menos a identificação das pessoas que compõem a fotografia. São pequenas descrições e apontamentos que pulsam de vida. Tudo num equilíbrio maravilhoso que empolga quem manuseia semelhante álbum. Por vezes chega a parecer que as fotografias é que ilustram as palavras que estão escritas.
Animado por esta minha interpretação, decidi-me pela data de hoje como o grande dia. O dia em que eu iria colocar no Facebook as minhas melhores fotografias acompanhadas por comentários não menos virtuosos. Faltam menos de 4 horas para o dia terminar, e posso já sem qualquer dúvida afirmar, que hoje não o poderei fazer. Sei bem a tristeza que neste momento se abate em todos vós. Não quero arranjar qualquer bode espiatório para este terrível incidente. Posso, e devo, falar apenas a verdade. A culpa é do Oscar senhores jurados. Este ilustre indivíduo possui o meu disco externo no qual se encontram todas as minhas fotografias. Tal personagem, vá-se lá saber porquê, enfiou na cabeça que em tal objecto, poderia também encontrar um bocadinho do melhor de si próprio. Inocente como sou, emprestei-lhe tal objecto.
O destino troça realmente de nós. A letra da minha resolução do princípio do ano vence hoje, e amanhã mesmo, ser-me-á entregue o disco externo. Amanhã é efectivamente tarde de mais por que uma nova resolução princípia com o novo dia. "A partir do tredécimo dia de Agosto irás gravar todas as fotografias em duplicado para poderes actualizar o melhor de ti a qualquer momento".
E no fim de contas o destino dá ares de importância com mais um volta extraordinária nesta história fantástica. O que a gente não faz para se sentir enquadrado na sociedade...

2 comentários:

Z disse...

Adorei este post! ;)

Anónimo disse...

O ditado popular é velho "Amigo não empata amigo"... então Óscar??? Só vocês pra isto acontecer! Beijo!
Julieta