terça-feira, 23 de junho de 2009

Episodios da Vida Romantica

O meu cabelo esta um pouco grande. Ja estava mais que na hora de eu dar um pulo ao meu eterno Ze Manuel na classica Barbearia Eca de Queiros. Nao tenho que me preocupar. Sento-me e apenas tenho de esperar ouvir o classico"Vai ser o costume, Ferreirinha?" ao qual respondo sempre afirmativamente. O Eca nasceu na casa onde hoje ee a barbearia. Talvez por isso me tenha decidido a ler "Os Maias" aqui em Timor. A adolescencia ee demasiado apressada para tal livro, e talvez por isso, mal me recorde, da leitura obrigatoria dos tempos do liceu. E Timor ee o ambiente perfeito para ler o encontro do Carlos da Maia com a Maria Eduarda.
A realidade da Lisboa do antigamente com a realidade do Timor de agora. Nada a ver uma com a outra. Talvez o dress code que se leva para a praia tenha algo em comum. Aqui as raparigas, sejam elas infantes ou adultas, tem de estar na praia vestidas. Nao vao os homens cair em tentacao. Calcoes e t-shirt ee o maximo permitido. Biquinis sao objectos demasiado prevaricadores. Pensei que tal facto pudesse estar relacionado com os mais de 20 anos de ocupacao muculmana. Mas assim nao ee. "Foram os Portugueses que trouxeram isso para ca, e desde entao nunca mudou".
Hoje fui a um centro de saude. Deixei escapar um "puta que pariu" (daqueles bem dados) perante a confusao de tal espaco. E o mais fantastico ee que tenho a certeza que por esse mundo fora, este centro de saude, ee uma unidade de luxo. A Inacia com cotovelos rapidos conseguiu que a Otavia fosse rapidamente vista. Uma Diarreia preocupante que agora parece que virou para Dermatite. Enfim, uma injecao e logo se ve.
Se o Carlos da Maia nao fosse apenas uma figura de ficcao, pergunto-me o que faria nestas cirscuntancias. Medico formado em Coimbra, mas mais preocupado em cortejar a Gouvarinho e a Maria Eduarda. Passear no seu coupe de charuto aceso depois de um pato frio da casa do Crujes.
Estarao estes dois mundos separados pela realidade e pela ficcao? A saber pelas corridas de cavalos privadas que o Xanana faz com o Ramos Orta, enquanto o povo suspira por ter um porco, talvez dissesse que nao. A contemplar as moradias de luxo com piscinas a entrar pela sala, enquanto no quarteirao ao lado vivem centenas de refugiados, talvez dissesse que nao. A ver passar apressadamente as centenas de veiculos topo de gama das ONG a contrastar com as pessoas penduradas do lado de fora das camionetas , talvez dissesse que nao.
Sao estes os episodios da vida romantica que por aqui se vivem!

3 comentários:

Pedro Gonçalves disse...

Por cá tudo bem, mas sem grandes novidades, na eterna tarefa de distribuir o tempo de modo equilibrado pela triologia que me define: trabalho, windsurf, familia... roubando tempo nas horas de sono, na televisão (não me lembro quando é que vi o ultimo telejornal... talvez 2005? quem é o actual presidente da republica? ministro da saude?...estou a brincar, esse sei). Acontece-me com frequencia estar a Luz e aparecer alguem "VIP" ou "famoso" e eu ser o unico que não faço a minima ideia quem é...mas geralmente eles tambem não me conhecem. Por vezes a cara é vagamente familiar e então a conversa pode ser algo do genero:
"Conheço a sua cara de algum lado, por acaso não faz windsurf?"
"Não, mas talvez seja da telenovela da TVI"
-Fim de conversa-

Claro que se fosse o Jorge Sampaio ou a Maria de Belém, eu reconhecia e sei perfeitamente que nenhum deles faz windsurf, ate porque governar o pais exige muito tempo e dedicação.

Um grande abraço
Pedro

Anónimo disse...

Isso é só amor!
Não queres por aí uma foto tua para vermos a tua barba e cabelo?

Abraço e até amanhã Jonny!
Oliveirinha

Ana disse...

olá joão!

É só para te deixar um beijinho e dizer que já tou com imensas saudades. Mas eu sei que tás bem e que tás a aproveitar imenso portanto força e continuação de boa viagem, cheia de aventuras que depois quero ouvir pessoalmente.

Beijinho grande Sofia