quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pressa de Viver à Pressa

Tenho pressa de viver, mas não quero viver à pressa. Por vezes tenho tanta pressa de viver, que não o consigo fazer sem ser à pressa. E de pressa em pressa a vida corre sempre depressa.

Numa noite de filme visitei uma livraria. Encontrei um livro de culinária de nome Caril. Apesar de ter jantado bem, comecei rapidamente a salivar. As descrições e fotografias de tais iguarias eram por de mais sabororas. O resultado pós-saliva não poderia ter sido mais simples:

- "É para oferecer?"
- "Não. É mesmo para consumo próprio."

A minha dispensa tem agora um aroma a outra paragens. O colorau e a noz-moscada andam até com cara de amuados. Estavam habituados a ser dos primeiros a ir namorar as panelas e não é fácil ter de ceder o lugar a novatos como o cardamomo e a corcuma.
Ainda só fiz três cozinhados do livro. Tenho ambição de fazer todos os pratos. Aqueles que requerem carne de cabra velha posso sempre oferecer aos meus inimigos. A ter inimigos, que estejam sempre bem nutridos, ou não vá isso servir de desculpa para a pouca qualidade das suas malvadezas.
A família anda deliciada com estes cozinhados. Na verdade, alguns dos meus familiares, veriam com bons palatos a possibilidade de nos juntarmos todos os fins de semana à volta de uma panela a fumegar de sabor monhé.
Paralelamente aos fantásticos comentários do resultado da minha cozinha, ocorrem veementes críticas relacionadas com a manufatura: "não vejo o que acrescenta teres de começar por grelhar", "porque não utilizas apenas peitos em vez do frango inteiro", "fazer a marinada de manhã chega perfeitamente".
A pressa de comer à pressa...ou muito mais do que isso...

4 comentários:

Ni disse...

Vivemos sempre ansiosos com o que vem a seguir...Até tu já pensas nos próximos pratos! Guarda uma dessas receitas para mim.

Anónimo disse...

Meu Deus tenho que andar "fina" não me vá calhar o caril de cabra velha. Nem de cabra nova o quero.O cheiro deve ser tão mau que o primeiro castigado é o cozinheiro.

Eu

nocas disse...

Há meses que ouço falar desse livro e das marinadas, mas ainda não vi nada! Enfim…

Biogás disse...

Vá! Convida lá os que faltam!
E podes fazer a cabra-velha-que-esteve-duas-semanas-ás-moscas-e-que-agora-até-parece-nova que eu não me importo.

Oliveirinha
PS: se quiseres levo uns nigiris ou uns povoa do varzim rolls, de entrada