segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mulheres da areia


Ha uma outra Bali. Longe da loucura turistica e dos copos aa boa maneira britanica. Encontrei esta nova face de Bali em Lovina. No norte da ilha onde poucos turistas ca vem. Mas a terra vive na mesma do turismo. Existem vendedores para todos os gostos e feitios. E de tudo se vende tambem. Mesmo um corpo para uma noite mais fria ou um corpo para um longo matrimonio. Ee impossivel nao nos apaixonar-mos pelas pessoas daqui. As suas tecnicas de venda sao por demais empolgantes. Tracam relacoes familiares que nao existem "my cousin has a boat", apelam ao coracao "buy a ring to the childrens", recordam as pessoas que deixamos no nosso pais "a biquini for your sister", dizem-nos as horas "this is sunset price", obrigam-nos a fidelidade "don't forget my name. if you want pineapple again you just buy to me", elogiam as nossas pessoas "you are very handsome and that bracelet looks great on you", fazem de nos pessoas unicas "special price for you because you are my friend"... Hoje ee o ultimo dia em Lovina e ja conheco quase toda esta gente. Especialmente 4 mulheres. Mulheres da areia. Farto-me de rir com elas e agrada-me por demais chegar aa praia e ouvir do outro lado do areal:"How are you Portugal. Joao Long Bamboo." (aprendi que joao em balines significa uma cana de bamboo longa). Discutimos precos durante horas e chega a ser absurdo, por que no final, sabemos que estamos sempre a ser levados. Chega ao cumulo de ontem nos terem oferecido o almoco. Hoje vamos jantar a casa da vendedora de fruta. 14 euros para duas pessoas. Nao esta mau tendo em conta que vamos comer um galo de combate, gado gado e sate de coco. E a minha roupa toda lavada. Mas agora esta na hora de voltar para a praia e cumprir a promessa:"don't forget that you promise to give me your towel in the last day". Ee impossivel resistir a esta gente. Ainda nao cheguei aa praia e ja me estou a rir. O que raio ee que nos irao obrigar a comprar esta tarde...?!

1 comentário:

PO disse...

Andas a comprar 'fruta' e almoços de rei. Pelo caminho lavam-te a roupa e ficam-te com a toalha... se calhar ao mesmo tempo!

Tou'taver, Jonny-Long-Bamboo!
Vê lá se não vendes por aí o bilhete de volta...

Abraço, take care!