segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fora de pista

De mota novamente, mas desta vez com os cabelos resguardados num capacete do exercito americano. Fui adoptado por um casal em plena lua de mel, Amelie e Enres, para percorrermos juntos o Bolevard Plateau. A fama desta regiao montanhosa do Laos advem das etnias minoritarias que aqui ainda resistem. Na rifa que ee decidir por um guia, calhou-nos o Alung. Um excelente garfo que nos levou a experimentar um pouco de tudo. Aqui ee cafe, aqui ee cha, aqui ee sopa, aqui ee sapos, aqui ee papaia, aqui ee carne seca... Quase que parecia um roteiro gastronomico. Felizmente a chuva deu-nos algum descanso, pois de contrario, todo o tempo desta aventura teria sido passado a olhar para as panelas a ferver e para a chuva que se abatia.
Um guia super preocupado. Sempre disponivel para sorrir para a camara, como para olhar para tras, para ver se o casal franco-israelita seguia as pisadas da nossa mota. O resultado destes malabarismos foram duas quedas atribuladas, mas sem qualquer lesao ou mazela a resgitar no diario clinico. Na primeira partiu-se o travao da roda traseira em plena descida, na segunda partimo-nos todos a rir com a lama que eu e o Alung comemos. Mas nada como uma sopa de noodles para limpar a poeira.
Vi pequenas vilas ainda intocadas pelo turismo. As pessoas continuam os seus afazeres e os turistas pouco lhes interessam. Ee uma sensacao um tanto ou quanto estranha. Ee como visitar um museu vivo mas em que nada se move.
No topo de uma cascata nadei com um grupo de pequenos rapazes. Na comunicacao possivel, um deles pegou num punhado de lama e desenhou um coracao no meu peito. Depois foi-se embora. Fiquei sem saber o que fazer. Mas as respostas por vezes estao aa distancia de um olhar. Consegui chama-lo com um assobio e atirei-lhe um colar que me acompanhava ha uns meses. O penduro ficava aa mesma altura do coracao de lama que o miudo me tinha dado. Pareceu-me uma justa troca.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que os cardiologistas sabem que desenhos de lama sobre o coração faz bem? Que bem que faz! Voou um colar.

Anónimo disse...

Com esse capacete dos EUA, vais passar a ter a alcunha de GI-Johnny!
E cuidado com as quedas de mota...sss... come antes uma peça de fruta que te faz melhor.
Pedro