quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Eles nao sabem

Ontem encontrei um bandolim. Peguei na palheta um pouco a medo mas a memoria fluiu dos meus dedos. Viajei por uma noite de capas tracadas e vozes soltas ao vento. Sorri.

O meu bau de lembrancas precisa de dobradicas novas. Perdi a conta ao numero de vezes que nos ultimos meses recordei as minhas vivencias! Da infancia ate agora. Viajar sozinho ee assim mesmo. A abertura ao mundo ocorre em simultaneo com a concentracao em quem somos. Das muitas coisas que pensei, existe apenas uma que me visita diariamente. Visitar nao seraa o verbo certo. Acompanhar ee o verbo apropriado. Acompanha-me a toda a hora. Sim, muito melhor.

Um dia eu estava na Indonesia e perguntei ao meu amigo Aristoteles: "Entao pa, hoje ja te encontraste?". A sua resposta nao poderia ter sido melhor: "Duas vezes antes do pequeno almoco". Saberemos de verdade quem realmente somos? Creio que somos uma amalgama de tres imagens: quem pensamos que somos, quem os outros pensam que somos e quem gostariamos de ser. Mas nenhuma dessas facetas ee quem verdadeiramente somos. Esta essencia tem o nome de Amor.

Todos noos tocamos o Amor inumeras vezes ao longo da vida. Mas por ser uma essencia, nao o podemos tocar todos os dias. Loucos sao aqueles que o aspiram. O amor ee como um frasco de perfume depois de aberto. A essencia evapora-se. Mas ao mesmo tempo fica la. Como quando recordamos o cheiro de alguem num estranho de passagem ou numa camisola de la esquecida no armario. A isso apelido de felicidade. Esse respirar compassado do amor que por ali passou.

Os dias em que se toca o amor sao unicos, irrepetiveis e inesqueciveis. Ficam para sempre alocados a imagens, sons, cheiros, sabores e toques. E a locais tambem. Dizem as regras da sensatez que nunca deveremos voltar ao lugar onde ja fomos felizes. Mas a excepcao tambem faz a regra.


Eles nao sabem que eu vou voltar. Eles nao sabem que todos os dias quis voltar. Eles nao sabem que falei deles a todas as pessoas que conheci.

Eles nao sabem o quanto me fazem feliz. Eles tambem nao sabem que sempre que o homem sonha o mundo pula e avanca.

Agora vao sabe-lo.

Daqui a 10 dias regresso a Timor.

5 comentários:

nocas disse...

talvez eles também saibam ou o desejem secretamente… talvez tenham esperado pacientemente que voltasses… talvez sorriam sempre que pensam em ti… talvez tenham memórias doces que os acompanham diariamente… talvez segurem a bola colorida… talvez tu saibas o quão importante és para todos eles… eu já sabia :)

ZA disse...

Desta vez esmeraste-te.....
É bom saber que o teu Natal vai começar mais cedo! ;)

Anónimo disse...

Ainda podemos contar contigo para o Natal?
Segue os teus instintos, mas não te esqueças que tens cá também uma família que te adora e que tem saudades tuas!
Um abraço
Pedro

Anónimo disse...

Acompanho o teu blog desde o momento em que o sonho de vir para Timor começou a ganhar forma... Estou em Díli desde Setembro e, entre outras coisas, faço também voluntariado com os meninos de Santa Bakhita.

Se precisares de alguma coisa, fica o meu contacto.

Ana
ana_amorim2003@hotmail.com

Ana Ribeiro disse...

és realmente o maior.
pessoas como tu fazem falta na vida de todos. Agradeço todos os dias p te ter... mesmo ao longe!

BEIJOS