terça-feira, 3 de novembro de 2009

O mar enrola na areia

Na cidade de Nha Trang encontrei um mar que enrola na areia.
Um par de namorados perfeito como aquele que mora la na Povoa. Ora chega, ora vai, ora chega, ora vai...uma danca hipnotizante onde a areia ee embalada. E ela jura-lhe fidelidade e nunca se cola a um pe descalso para encontrar outra morada. Chamam-lhe areia grossa, eu chamo-lhe areia boa. Este mar deixou-me mostrar a minha tecnica poveira, a qual so se domina apos muitos dias de bandeira vermelha. Ouvi o queixume deste mar: "Olha o que o Homem me faz. Estragula-me entre asfalto e edificios. Nao me dao 50 metros de vista desafogada. Se me queres ver longe dos muros da cidade, viaja ate ao sul". A Marta acelerou na mota automatica e la se comecou a viagem. As nossas tentativas de chegar aa praia a sul esbarraram muitas vezes nas palavras dos militares que nos bloqueavam a passagem:"terreno militar" - diziam eles. Por entre as obras de um resort, uma janela de oportunidade e todo um areal por nossa conta. De noite brinda-se ao sucesso desta aventura num restaurante ja meu conhecido. Ja la tinha comido sozinho por tres vezes. Numa das refeicao sai-me um "delicioso" em vietnamita. Duas raparigas que la trabalham perguntam-me se sei mais alguma coisa em vietnamita e eu digo a outra coisa que sei dizer: "ees muito bonita". Nas 3 refeicoes seguintes tenho por companhia a Marta, uma espanhola que tinha conhecido no Cafe des amis. Comprometida aa 7 anos e a descansar do voluntariado aqui no Vietname, nada melhor que armar um barraco fingindo-se de minha namorada! As nossas conversas com as raparigas eram de morrer a rir, com a Marta a dizer que me emprestava para elas poderem sair comigo."Very handsome, very handsome", "You and him many problems". A Marta seguiu para Ho Chi Min e eu fiquei mais um dia. Quando me apanham sozinho ao pequeno almoco, perguntam-me: "Where is your girlfriend". A minha resposta foi pronta :"She is not my girlfriend. We are just lovers. We are both married". Nem terminei a panqueca de tanta dor no estomago de tanto me rir!!

6 comentários:

PO disse...

O Charme Poveiro é inconfundível!
Jonny, és o maior!

Ana disse...

:D

Pingadeira disse...

Mano estas o verdadeiro Vasco da Gama, nem a nau poveira conseguiu navegar em tantas praias como tu andas a mergulhar... Isso sim é vida... E um conselho de amigo, cuidado com as vietnamitas pois os EUA perderam ai a guerra porque nao tinhas ainda o Rambo nem o Chuck Norris mas a razao principal foi por culpa delas, as vietnamitas...CUIDADO...

10/10 disse...

ok... e por fim... qual foi a sobremesa??

Anónimo disse...

Quando li "nem terminei a panqueca", antes de ler o resto, pensei logo em "nem terminei a panqueca e fui... Uff. não queria um blogue tão explicito. Bjs Mã

Anónimo disse...

Será que o namorado dessa tal Marta tambem vai ler o blog? Se sim, será que tambem se vai rir assim tanto?
Escreveste "comprometida há 7 anos, a descansar do voluntariado", será que querias dizer "no voluntariado há 7 meses, a descansar do namorado"
;)
Foi nesse mar que fizeste windsurf? que espanto!!!
Um abraço
Pedro