terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cafe des Amis

Quis o acaso que numa manha fosse parar ao restaurante errado. A minha ideia para o ultimo pequeno almoco na cidade Hoi An era regressar a um restaurante de uma instituicao de solidariedade, no qual ja tinha jantado. Rondei o restaurante com a bicicleta e apercebi-me que ainda estavam fechados. Algumas portas ao lado um homem barrigudo em tronco nu chamou-me para o seu restaurante. Assim conheci Mr. Kim e o seu Cafe des amis. Pareceu-me entrar numa tasca aa moda antiga mas quando ouvi chamar Chocolat ao cachorro os meus sentidos dispararam. Apurada a minha nacionalidade mostraram-me todos os comentarios deixados por Portugueses. As referencias eram favoraveis em todas as linguas. O unico menu que havia era de bebidas e apos a aterragem do cafe na mesa, perguntei timidamente se havia pao. Trouxeram-me uma baguete e uma manteiga, mas a verdade, ee que nao me encheu o olho. Mas a conversa era excelente e a musica francesa que ecoava das colunas tornava o ambiente ainda mais bizarro. Fiquei a saber que Mr Kim era um chefe famoso que passava 6 meses por ano na Europa em apresentacoes gastronomicas! Apos me ter dado a experiementar um doce comprado no mercado, que tambem nao me impressionou, acabei por prometer aparecer para o almoco. O sistema ee bastante simples. A escolha ee entre peixe, carne e vegetariano. Nao ha mais informacao. Depois a magia acontece entre os 5 pratos de comida que colocam aa nossa frente. E todos os dias a magia ee diferente conforme o lado para que o Senhor Kim acorde e aquilo que lhe apeteca cozinhar. Mas antes disso vamos falar de Hoi An. Mais uma cidade patrimonio da Unesco que convida ao passeio. Tudo ee antigo e tudo ee bonito. O que salta mais aa vista nesta cidade ee a importancia da costura. Todas as portas se abrem em alfaiatarias, sapatarias ou modistas. Tudo sao gravatas, sapatilhas, gabardines, fatos, vestidos de noiva, botas de cano alto. De tudo o que se possa imaginar. Basta escolher o modelo na revista preferida e passadas algumas horas ee so fazer a prova. Pelo meio nada melhor que tirar uma soneca na pacatez e vivacidadade desta cidade. Ou entao dar um pulo a todas as casas historicas, templos e museus que a cidade tem para oferecer. Melhor ainda ee ir assistir a um espectaculo de dancas tipicas e passar todo o tempo a fazer olhinhos a uma bailarina para ela perder a concentracao entre risinhos indiscretos.
A minha estadia em Hoi An terminava ontem. Bilhete reservado e mochila feita. Mas foi ontem pela manha que entrei no restaurante errado, que afinal de contas, viria a ser o restaurante certo. De volta ao almoco. A melhor comida que comi desde que deixei Portugal. Um misto de sabores e texturas que fazem fila de espera dentro da nossa boca. Toda uma novidade de emocoes servida com uma atencao e com um carinho nao mensuravel. O Senhor Kim e a sua famila so nao nos leva a comida aa boca, porque enfim. Terminado o almoco fui cancelar o meu bilhete e voltei para o jantar. "Como ja percebi que gostas de peixe, ao jantar vais comer peixe novamente mas tudo diferente". E assim foi. Toda o mesmo ritmo de sensacoes. Desta vez com o restaurante cheio e com o Sr Kim a servir-me como aperitivo "Este ee o meu amigo Portugues que mudou o seu bilhete por causa da minha cozinha". Hoje fui la novamente aa hora do almoco mas ainda de barriga cheia. Depois do cafe tomado o Sr. Kim perguntou-me se eu queria almocar. Pedi desculpa e confessei-lhe que apos o jantar de ontem tinha ido andar quase duas horas de tao cheio que ainda estava. Entre gargalhadas o Sr. Kim la me disse. Vou so preparar-te um pratinho para provares. E assim me trouxe mais uma iguaria acompanhada de um doce fabuloso. Levantei-me para pagar e um dos empregados disse-me que o Sr. Kim tinha ido dormir mas que tinha deixado claras instrucoes que eu nao teria que pagar nada. Cafe des Amis. Nunca um nome fez tanto sentido!









4 comentários:

nocas disse...

Ele há pessoas…é só falar em botar prá blusa e pronto, brilho nos olhos, sorriso nos lábios e bilhetes de avião cancelados. Vai preparando esse estômago para as alheiras aqui da amie.
À bientôt!

Anónimo disse...

A comida não sei, mas essa blusa que tens vestida eu quero. Não troques nem percas. Como cá não a vais vestir, enrola em papel bonito e põe para mim debaixo da árvore de Natal. Bjs Mã

Avec disse...

Esse cafe para ser tão extraordinario e ter essa historia tao extraodinaria, tinha de ter um nome frances!Vive la France!
Mas se nao vais ca usar essa blusa, podias ao menos lhe ter oferecido!Não fica bem andar em tronco nu no seu prorpio restaurante(isso pensamos nos, que somos mais chiques)!
Um abraço

Pingadeira disse...

Mano é de macho cancelar um voo por causa de um bom repasto... Mas por favor, cancelar um voo por causa de uma barriguinha tão sexy... Ui Ui... Onde vais parar tu meu irmão???