sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O regresso

Empurrei o portao e entrei. A casa estava estranhamente calma. Cheguei aa cozinha e encontrei-os. Apenas disse "Ola". Vi nos seus olhos toda uma serie de emocoes iluminadas por um brilho estrelar. Senti sorrisos nervosos e movimentos corporais confusos. Todos me estranharam. Nao estao habituados a surpresas. Falei-lhes de saudades. Da compra do bilhete de regresso um mes apos os ter deixado. Mostrei-lhes a fotografia deles que sempre carreguei comigo. Puxei-os para mim ao longo do dia. O medo inicial desapareceu e todos se entregaram.
E ja nos estamos todos a rir com os disparates habituais. A sala de aula ee mais de festa do que de aborrecimento e o campeonato escola ministro joao ferreira estaa ao rubro. Porque neste lado do mundo ainda ee possivel jogar futebol sem bola, piolho, lencinho, aumenta, submarino ou ate mesmo a muralha da china. Os jogos que fizeram parte da minha meninice e que agora tambem preenchem a infancia destas criancas.
Assim se faz este regresso. Com a confianca para me dizerem os nomes que lhes aceleram o coracao e com o ousadia para me fazerem um pergunta dificil "quando ee que o Joao agora volta a Timor"? Que depressa passou esta primeira semana...

3 comentários:

nocas disse...

Eu também tenho perguntas a fazer … O que é o “aumenta”? E a “muralha da China”? Quando é que o João volta a Portugal? Os leitões estão quase quase no ponto!

Anónimo disse...

Não têm ousadia na pergunta"quando voltas?" Mas, sim no sorriso de acreditar que se pode ser feliz com tão pouco. Bjs Mã

Ana Ribeiro disse...

E para qd o regresso a Portugal?

Pelas tuas descrições consigo imaginar... só faltou teres contado q quase choraste!! ;)