sábado, 30 de maio de 2009

Chiclete


Sao muito os viajantes que encontro pelo caminho. Cada um com a sua historia e particularidades. Passaria horas consecutivas a escrever sobre os estranhos de passagem com quem tenho partilhado esta viagem. Homens feitos a recuperar de uma relacao de 14 anos, Mulheres corajosas que foram pedidas em casamento mas cujo noivo mudou de ideias, Jovens sem nada a sua espera na sua terra natal. Hoje decidi escrever sobre Mika. Num tour de 3 dias pelo deserto Australiano calhou-me ficar sentado ao lado de uma pequena Japonesa. Quando tirei a barriga de miserias de falar portugues com um brasileiro, decidi meter conversa com a Mika. Percebi num instante que nao percebia quase nada de Ingles. As nossas conversas basicamente traduzem-se nas perguntas que eu lhe fazia, cuja resposta comecava quase sempre com um "hummm". Por vezes la saia um "Yes, Yes, Yes" seguido de um violento aceno de cabeca. Pelo facto de quase toda a gente falar muito bem ingles, tive a lata de lhe dizer: "Nao te preocupes que eu cuido de ti. Se precisares de alguma coisa avisa que eu trato disso". Nas varias caminhadas que fizemos, eu era quase sempre o camisola amarela mas deixei-me ficar para tras algumas vezes para incentivar a Mika, pois com perna pequena, ee dificil acompanhar o ritmo. No final do primeiro jantar, estou eu a passar pela cozinha e esta ela sozinha a lavar a louca comum (panelas, travessas...) das 22 pessoas do tour. Eu cheguei a banca peguei num pano e comecei a ajudar. Quando o guia apareceu eu disse-lhe:"Pa tens de pedir um aplauso para a Mika pois ela teve aqui sozinha a lavar esta cena toda". E assim aconteceu. No dia seguinte repete-se a cena. Ja esta a formiguinha Mika a comecar a lavar a louca e eu tenho de lhe mandar dois berros para a arrrancar de la: "Ja fizeste que chegue e que sobre". Convem aqui dizer que eu quase nao falei com a Mika durante o tour. O que aqui escrevo resume basicamente a comunicacao que tivemos, pois eu dei-me logo super bem com algumas outras pessoas. Na ultima manha esta ela sentada ao meu lado a mastigar uma chiclete. Perguntei-lhe se tinha mais uma e ela disse que nao. Acaba o tour e a grande maioria das pessoas combinaram ir jantar juntas. Eu nao fazia ideia se a Mika iria ou nao. Estou eu no meu quarto do hostel a preparar a roupa para lavar, quando batem aa porta. Abro e era a Mika. Foi la aa procura dos outros 2 japoneses que tambem estavam no tour e que tinham combinado ir jantar com ela. Eu disse-lhe que eles tinham saido. Estou eu ja a comecar a fechar a porta quando ela saca do bolso um pacote de chicletes e diz:"Obrigado por teres tomado conta de mim". Ja levo quase um mes de Australia e senti como se estivesse em casa. A generosidade ee poliglota.

4 comentários:

nocas disse...

Como era Sábado, bem que podia ter-te oferecido um café e uma água das pedras :)

Anónimo disse...

João:
passado um mês de koalas e cangurus, sabemos que estás a aproveitar ao máximo tudo o que essa terra tem para te oferecer. Esperamos que a tua viagem continue a ter todas as emoções por que esperas.
Nós por cá aguardamos ansiosamente por novidades tuas.
Um beijo grande da Marisa e um abraço forte do Pedro

Avec disse...

Ja nao escrevias ha algum tempo, mas percebe-se porque!!E melhor mascar chiclas!! :)
Estou vendo que estas com barba de viajante!E assim mesmo!Continua a desfrutar a longa caminhada...

Ni disse...

Joni, espero que a pastilha fosse sem açucar. :)