terça-feira, 25 de agosto de 2009

Diarios de uma motocicleta

Em 3 dias eu e o Sinan fizemos mais de 900 Km. O primeiro dia comecou com uma pergunta enigmatica: "Pecisas de capacete?" (aqui no Cambodja apenas o condutor tem de utilizar capacete e pouco importa quantas pessoas vao a pendura). Olhei em volta e nao vi a Delia. A resposta saiu com firmeza: "Nao obrigado".
O Cambodja rural iria ser descoberto assim. Cabelos ao vento e sorriso pronto. A razao principal para esta viagem era ver uns templos em locais remotos e de dificil acesso. Na verdade, o que mais me motivava, era fazer o caminho em si. Poder ver as gentes longe das cidades.
Comeca a ser frequente nesta minha viagem, mas mais uma vez, fui brindado com muitos acenos alegres e curiosos. Desafiei os olhares que encontrei com o esbocar de um sorriso. E fui sempre correspondido.
Na chegada ao primeiro templo muitas criancas correram para mim. Aos poucos foram se apercebendo que eu nao iria comprar nada. Ficaram apenas 4 resistentes. Com mais uma jovem guia, formamos assim um pelotao de 6 pessoas.
Eu armado de maquina fotografica, a guia munida de conhecimento e as
criancas carregando cachecois. Finda a visita ofereci Coca-Colas aas criancas e sentei-me a conversar com as pessoas dali. Algumas pessoas deram-me o seu numero de telefone. Nao sei bem porque, mas assim foi. E eu fiquei contente.
Ao segundo dia ja eu tinha mudado de cor. O po vermelho da terra batida foi ganhando espaco no meu corpo. Mas continuei bonito mesmo assim a saber pelas pessoas que fui encontrando. As mulheres gostavam particularmente do meu nariz. O Sinan ia fazendo as traducoes possiveis. E todos nos riamos ao mesmo tempo. O templo desta vez era numa montanha. Fortemente armado pelo exercito do Cambodja. Hilariante ver as trincheiras

a utilizar as paredes do templo. Mas tem de ser. A
Tailandia comeca dali a 100 metros e o seu governo quer controlar este templo Cambodjano.
De noite ganhei um peluche e um champoo a atirar setas numa especie de romaria que encontramos. O Sinan queria comprar-me um souvenir pelo facto de eu lhe ter dado o peluche e o champoo, mas como lhe disse:"o facto de me teres convidado para jantar na tua casa ee o melhor souvenir possivel". O terceiro dia foi o regresso, com mais um templo fascinante e a ida aa pobre cabana onde vive a sogra do Sinan. Foi talvez o local mais triste em que estive em toda a minha vida. Mas a vida tambem ee alegria. E comecou cedo o convivio com os outros motoristas. Entre cervejas e sapos fritos (apenas comi 4 pois ja tinha experimentado 16 ao almoco)fiquei a saber que era o primeiro turista a ser convidado para tal serao. Comemorei tal facto com o patrocinio de mais cervejas e mais sapos. Depois fomos para casa de um comer e beber. Depois fomos a casa de outro comer e beber. Depois...ficam as saudades desta gente. Mais um autocarro e outra cidade a descobrir.

Nota final: O guia Lonely Planet faz a seguinte ressalva: "nem sequer pense em fazer esta viagem na epoca das chuvas". Como o Sinan disse quando regressamos aa cidade: "Tiveste muita sorte. Ee muito raro haver 3 dias seguidos sem chuva".

5 comentários:

ZA disse...

Pela primeira vez desde que começou esta tua aventura levaste-me às lágrimas....que raio de roupa é aquela????João as calças não combinam com o lenço.....não me digas que foi a Angelina que te disse que ficavas bem assim?! olha que as gajas também mentem! como deves imaginar estou eu a lady aki do lado a rir como se não houvesse amanhã!!! bjs

Ana disse...

"As mulheres gostavam particularmente do meu nariz" - que vaidoso que tu estás... :P

ML disse...

João,
Já me safaste a máscara para o próximo Carnaval de Torres. Vou-me mascarar de Che João. Qual Dom Quixote!Compro uma t-shirt Quechua de licra, umas calças no Cambdoja, ponho uma pulseira no pé, dou um nó à velha num lenço, ponho dois dedos à escuteiro-mirim e deixo de ir ao Zé Manel. Tá feito. Muito obrigada :)

PO disse...

Com que então cobiçaram o teu nariz... mmm. Acho é que não queriam era dizer nada das tuas calças! Tens de tirar mais fotos por aí que eu ainda não vi ninguém nessa figura, tss tss...

Foste tu que ofereceste a Polo Sport ao guia?

Agora já posso dizer que tenho um amigo muito bravo, que até "fez uma borga no Cambodja", teve foi de "engolir uns sapitos", hehe!

(para quem não sabe, o lenço é a cena motard, versão Cambodja)

Ana Filipa disse...

joão..para ti 2 palavras:que inveja!!
beijinhos e muitas aventuras