sábado, 29 de agosto de 2009

Sery Rith

Estou a banhos numa cidade chamada Sihanouville. Nos ultimos 2 dias e meio, entre lagostas, lulas, massagens, pulseiras e frutas, distribuii dinheiro por 8 pessoas diferentes. Todas querem ser parciais "Compras-me sempre a mim, esta bem?", mas todas se queixam da parcialidade "Nao ee justo. Por que ee que so compras a ela? Nos tambem vendemos e assim ajudavas mais pessoas". Sao centenas o numero de pessoas a vender coisas nestas praias, sendo que, a sua grande maioria sao criancas. A imparcialidade ee possivel, mas quando as pessoas nos falam de forma diferente (e cada qual sabe o que gosta de ouvir), as emocoes tomam conta das operacoes e la se vai a imparcialidade. Esta menina ee a Sery Rith e tem 12 anos. Nos ultimos 3 dias eu fui o seu melhor cliente e ela foi a minha melhor amiga. Todos os dias caminha pela praia com a priminha de 6 anos de nome Sery Cahn. Leva aa cabeca um prato com cerca de 7Kg de fruta e ao ombro um arco cheio de pulseiras, colares e afins. Vai aa escola apenas quando ha dinheiro. Ontem conseguiu ir pagar os primeiros 15 dias de Setembro. Gosta muito de matematica e de praticar conversacao em Ingles. Nesta fotografia estaa a fazer pulseiras com o nome das minhas sobrinhas. Aqui fica o enxerto de algumas conversas que tivemos.

J: Nao obrigado meu amigo. Eu ja tenho oculos de sol.
SR: Chamas a toda a gente de amigo?
J: Sim
SR: Essas lulas tambem sao teus amigos?
J: Sim, acho que sim.
SR: E tu comes os teus amigos??

J: Tenho pena daquele ceguinho, mas eu nao posso ajudar toda a gente, sabes?
SR: Deixa la, ele tem um dente de ouro.

J: Comprei duas pulseiras a outra menina.
SR: Por que nao me compraste a mim?
J: Tu nao tens deste estilo.
SR: E achas que eu nao sei fazer?
J: Sei la.
(Interrupcao na conversa. Sery Rith tira 3 fios da sacola e comeca a fazer uma pulseira exactamente igual aa que eu tinha comprado a outra menina)
SR: Toma, ee para ti.
J: Obrigado.
SR: Sabes, eu sou inteligente.
J: Eu sei disso
SR: E tu se es inteligente tambem agora compras-me uma manga.
J: Corta duas!

3 comentários:

nocas disse...

:)

Pingadeira disse...

És o MAIOR!!!

Anónimo disse...

Muito bom João!
Quando chegares temos que pensar juntar todos esse textos num livro.
Um grande abraço
Pedro